PREFEITURA MUNICIPAL DE

IBIRACATU

Conscientização sobre a Dengue

🦟 Proteja-se! 🌿

Nossa cidade é nosso lar, e juntos podemos torná-la um lugar mais seguro e saudável. Com a chegada da temporada de chuvas, é crucial reforçarmos a conscientização sobre a dengue, uma ameaça que está ao nosso alcance prevenir.

Durante todo o ano, a Vigilância Sanitária manteve ações de combate à dengue para proteger a população, o que levou à redução no número de casos prováveis da doença. Com o período chuvoso, os cuidados precisam ser redobrados. Um único ovo do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya, zika e febre amarela, consegue sobreviver até 400 dias sem contato com a água, só aguardando o primeiro momento de chuva para eclodir.

A água parada é o ambiente ideal para a reprodução dos mosquitos, por isso, pedimos que todos estejam atentos aos locais propícios, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e recipientes semelhantes.

A prevenção é a chave! Aqui estão algumas ações que todos nós podemos adotar:

Elimine Áreas de Acúmulo de Água:
Verifique regularmente sua propriedade em busca de recipientes que possam acumular água e elimine-os ou mantenha-os cobertos.

Cuide dos Vasos de Plantas:
Troque a água regularmente e limpe os pratinhos dos vasos para evitar a formação de criadouros.

Mantenha a Limpeza:
Mantenha quintais limpos e livre-se de objetos que possam acumular água da chuva.

Use Repelentes:
Proteja-se e use repelentes quando estiver ao ar livre, especialmente ao amanhecer e ao entardecer, quando os mosquitos são mais ativos.

Instale Telas Mosquiteiras:
Mantenha portas e janelas protegidas com telas para evitar a entrada de mosquitos em sua casa.

Ao adotarmos essas práticas simples, estamos protegendo não apenas a nossa saúde, mas a saúde de todos. A prevenção é a melhor forma de combate à dengue, e juntos podemos construir um ambiente mais seguro para todos.

Seja parte da mudança! Compartilhe essas informações com seus vizinhos, amigos e familiares. Vamos trabalhar juntos para eliminar os criadouros do Aedes aegypti e manter nossa cidade livre da dengue.

Cuide de você, cuide dos outros, cuide da nossa cidade!

#PrevençãoDaDengue #PopulaçãoConsciente #SaudeParaTodos 🌎💚

.