CUIDADO COM ESCORPIÕES

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiracatu e a Vigilância em Saúde alertam a população para os cuidados preventivos com escorpião, especialmente nesta época do ano.

Algumas atitudes são importantes para evitar a proliferação e seu aparecimento em residências.

De agosto a novembro são os meses de reprodução dos escorpiões, neste período as fêmeas têm maior concentração de veneno e a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiracatu alerta a população sobre a importância de redobrar os cuidados para evitar o aparecimento desse e demais animais peçonhentos.

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local afetado que dura de algumas horas até dois dias.

Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura, espasmo muscular e queda da pressão, suor, palidez, sonolência ou agitação. Em casos raros, a picada de escorpião pode causar arritmias e parada cardíaca, havendo risco de morte.

A conscientização e a prevenção são nossas melhores armas contra esses animais peçonhentos.

Atenção e cuidado redobrados podem salvar vidas.