Secretaria Municipal Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Segunda à Sexta : 8hs às 17hs

A Secretaria de Cultura Esporte, Lazer e Turismo tem por
atribuições:

I – planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades relacionadas ao desenvolvimento cultural, inclusive por meio de medidas promotoras de manifestações artisticas e culturais;

II – planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades relacionadas a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Município;

III – formular e implementar a política de apoio às entidades culturais privadas e públicas do Município, bem como às manifestações culturais organizadas pela população dos centros urbanos e da zona rural;

IV – planejar, coordenar, controlar e executar a politica municipal de arquivos, incluindo as regras cabíveis para se garantir o pleno acesso pelo público interessado;

V – planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades de práticas esportivas, recreativas e de lazer, inclusive mediante incentivos as práticas organizadas pela população;

VI – planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades de implantação e manutenção de equipamentos destinados a prática de esporte, recreação ou lazer.

VII – Promover certames, concursos, feiras, festivais e exposições de interesse do Município;

VIII – Divulgar os eventos turísticos do Município;

IX – Informar e orientar o turista;

X – Organizar, produzir e distribuir folhetaria com as descrições dos atrativos do Município;

XII – Manter estreitas relações com organismos federais e estaduais visando desenvolver ações ligadas ao Meio Ambiente, turismo de aventura e outros fatores turísticos potenciais;

Programa Geração Esporte

No último evento semestral do programa Geração Esporte realizado atraves da secretaria de Cultura esporte lazer e turismo, testemunhamos um dia incrível repleto de diversão e aprendizado. Centenas de crianças participaram animadamente de um emocionante passeio ecológico que, além de proporcionar momentos de alegria, promoveu a conscientização ambiental de maneira lúdica e envolvente.

O cenário do evento foi marcado por sorrisos radiantes, risadas contagiantes e muita energia. As crianças mergulharam em um universo de brincadeiras e atividades que estimularam não apenas a socialização, mas também o respeito e amor pela natureza.

A equipe do Geração Esporte, se dedicou em criar um ambiente seguro e estimulante, proporcionando às crianças a oportunidade de vivenciar experiências únicas, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.

O evento semestral não foi apenas um dia de diversão, mas também um momento de construção de memórias significativas para as crianças participantes. Além disso, reforçou o compromisso do programa em promover a educação integral, incentivando a prática esportiva, o respeito ao meio ambiente e os valores de cidadania.

Agradecemos a todos os envolvidos, desde os organizadores até os participantes, por tornarem este evento possível e por contribuírem para a formação de uma geração mais saudável, consciente e feliz.
Que venham muitos mais eventos repletos de alegria e aprendizado no futuro do Geração Esporte!

Prefeitura Municipal de Ibiracatu-MG
Secretaria de Cultura Esporte Lazer e Turismo